Òsányìn – O proprietário do mistério das plantas

RESUMO: A manipulação das ervas e suas propriedades é sem dúvida uma disciplina essencial para o culto de Ifá e Òrìsà. Esta prática está envolvida em quase todos os ritos, ela é de suma importância para potencializar sua eficácia. Neste trabalho vamos detalhar alguns aspectos importantes do culto ao Òrìsà Òsányìn e o uso de suas habilidades no contexto religioso.

Leia mais:Òsányìn – O proprietário do mistério das plantas

Ògún e a Serpente Mitológica

RESUMO: Dentro do contexto mitológico cultural Yorùbá existem diversos símbolos que estão presentes em rituais e amparam conceitos filosóficos, dentre eles encontramos a Serpente. Ela esta presente em diversas culturas e seu significado esta em muitas delas relacionado com a Divindade. Neste artigo vamos explicar a relação mítica entre Ògún e o símbolo da Serpente. 

Leia mais:Ògún e a Serpente Mitológica

Quem são os Òrìsà

Olódùmarè é o nome do Deus supremo segundo os ensinamentos de Ifá. Ele se manifesta no plano físico por meio de múltiplas formas, expressando sua existência nos elementos da natureza (ar, água, fogo e terra) a fim de diversificar e especializar a responsabilidade de cada uma dessas formas, Ele criou um conjunto de forças espirituais chamadas de Òrìsà.

Leia mais:Quem são os Òrìsà