A iniciação em Ifá e sua relação com o culto afro-brasileiro

Atualmente o tema Ifá está em alta no meio religioso, levando muitos adeptos dos cultos afro-brasileiros, procurar um contato mais profundo com esse assunto. Contudo por falta de informação clara a respeito do tema, muitos conflitos e mal-entendidos tem se estabelecido, gerando confusão e criando problemas familiares nas casas tradicionais do Brasil.

Leia mais:A iniciação em Ifá e sua relação com o culto afro-brasileiro

3) As Divindades segundo Ifá: Olódùmarè

Este artigo conclui nossa primeira matéria: “Como tudo começou”, para melhor compreensão do mesmo sugiro ler os dois artigos iniciais:

1º Como tudo começou.

2º O surgimento do Órun.

Conforme explicado nos artigos acima, Olódùmarè é a origem de tudo que existe. A partir Dele “àse” (poder da realização) mantem o Universo em funcionamento, portanto Ele é o “gerador” que sustenta a vida.

Leia mais:3) As Divindades segundo Ifá: Olódùmarè

Série as Divindades segundo Ifá: Èlà

2ª Divindade: È

Olódùmarè a fonte da Criação é de certa forma inacessível à humanidade, por isso, como veremos nas próximas postagens ele criou um conjunto de Divindades que atuam sobre a criação.

O significado da palavra È é iluminação, também podemos encontrar citações dizendo que È é o espirito da pureza, ambas as afirmações são procedentes.

Leia mais:Série as Divindades segundo Ifá: Èlà