Esclarecimento sobre a língua Yorùbá

O idioma yorùbá é falado na Nigéria. Existem também comunidades que utilizam este idioma no Brasil, Cuba, Benin, Togo, Gana, EUA, Argentina, etc.

Inicialmente não existia a escrita, portanto o único recurso para perpetuar a sabedoria do Ifá era a memorização dos ensinamentos, preservados nas famílias tradicionais até hoje. Em meados do século XIX por iniciativa de missionários anglicanos foi então criado a escrita, que vem se desenvolvendo até os dias atuais.

Como o Ifá é originário da Nigéria, seus textos sagrados, orações e demais procedimentos são descritos principalmente no idioma yorùbá. Neste portal vamos sempre procurar mostrar a tradução de todas as frases que utilizarem o idioma sagrado. Contudo o texto sagrado antigo é de difícil tradução e em muitos casos vamos precisar fornecer uma tradução aproximada.

O leitor irá observar que o plural neste idioma não é formado com a letra "S" no final das palavras, sendo assim, qualquer termo utilizado sempre estará no singular, salvo exceção de uma expressão completa, neste caso será utilizado os mecanismos do idioma para tanto.

Boa leitura.

Àse. Bàbáláwo Ifádámiláre Agbole Obemo.