O que são Odù

Os Odù são padrões de energia que foram originados no inicio dos tempos, durante a criação do universo. Acredita-se que eles foram formados através da ação da Divindade à medida que Ela executava a criação.

Todavia, esses padrões não ficaram estáticos a esse período remoto, visto que o Universo está em pleno desenvolvimento, é fato que os Odù acompanham essa evolução.

Existem 16 Odù principais, conhecidos como Odù Àgbà ou Odù Meji. Para cada um deles existe um conjunto de características que são utilizados para demonstrar uma situação atual. Além disso, esses padrões de energia podem ser “invocados” para alterar uma situação ou atrair um objetivo especifico. Da interação entre os 16 Odù principais surgiram mais 240 Omo Odú, ou Odù filhos, cada um deles com suas próprias características.

É importante entender que os Odù não possuem uma personalidade ou consciência, portanto eles não “incorporam” em ninguém, já que não são Divindades.

Os 16 Odù Meji são:

01 - Ogbè

02 - Òyè

03 - Ìwòrì

04 - Òdí

05 - Ìròsún

06 - Òwónrín

07 - Òbàrà

08 - Òkànràn

09 - Ògúndá

10 - Ò

11 - Ìká

12 - Otúrúpòn

13 - Òtúrá

14 - Irètè

15 - Òsé

16 - Òfún

A ordem apresentada acima é conhecida como Ordem de Senioridade Ifá, ou seja, é a sequência que os Odù fizeram ao viajarem do Òrun (veja Planos de Existência) para o Ayé. Em outras palavras seria a sequência de eventos executados durante a Criação do Universo.

Essa ordem é fixa, mas existem algumas variações dependendo da região ou família Ifá.

 

Àse. Bàbáláwo Ifádámiláre Agbole Obemo.