Divindade

As religiões de modo geral, tentam definir a origem do universo, delegando a responsabilidade da criação para uma força espiritual que recebe diferentes nomes de acordo com a cultura. 

Ifá nos ensina que o universo tal como conhecemos hoje foi criado a partir de um único ponto central. Em um dado momento houve uma explosão que distribuiu então a matéria pelo universo, dando origem a tudo que existe. Esse evento é conhecido pela ciência como “big-bang”, a grande explosão.

Ao contrário do que muitos acreditam, esse evento foi orquestrado por uma força espiritual consciente e não foi obra do mero acaso.

Ifá nos ensina que Olódùmarè é nome dado a Divindade.

Olódùmarè é fonte de tudo que existe. É muito difícil fazer uma descrição simplificada da grandeza da Divindade, pois isso seria limitar seu poder. A mente humana não é capaz de compreender o conceito por completo, visto que Ele é muito complexo.

Olódùmarè por sua vez pode ser acessado pela consciência humana através de suas múltiplas formas, conhecidas como Òrìsà. Eles são na verdade aspectos de Olódùmarè que a mente humana pode entender e captar. Contudo os Òrìsà possuem consciência própria. (consulte: Quem são os Òrìsà).

Os Òrìsà atuam e influenciam a vida na Terra como forças da natureza e são visíveis a nós em suas manifestações físicas, como a terra, o ar, o fogo e água. Eles recebem diversos nomes a fim de caracterizar suas funções especificas e também atuam diretamente sobre nossas vidas particulares como “Guias” na nossa jornada espiritual.

Àse. Bàbáláwo Ifádámiláre Agbole Obemo.