Quem somos

Durante muitos anos eu busquei encontrar um caminho que me proporcionasse paz de espírito e respondesse perguntas do meu interior que eu mesmo não conseguia entender. Busquei por várias religiões e filosofias diferentes, até que tive contato com o culto Afro-Brasileiro, mais especificamente com a Umbanda. Esta religião permitiu que eu tivesse conhecimento da cultura Africana e logo tive meu primeiro contato com Ifá. Parecia que eu tinha encontrado a fonte das respostas. Contudo minha busca estava apenas começando. Com a ansiedade de desbravar essa fonte, eu me lancei numa jornada, a procura de um mestre que me guiasse e abrisse as portas do Ifá para mim. Felizmente e infelizmente, durante este processo, acabei esbarrando na dificuldade de obter informações confiáveis e por muito tempo me senti perdido dentro dessa filosofia.

Minha intenção com este Portal não é demonstrar toda a sabedoria de Ifá, mesmo porque, tal façanha é impossível para nós. Não quero criticar, nem diminuir a forma de culto de ninguém. Visto que não existe uma única forma de praticar Ifá e também não há uma única forma de interpreta-lo. Meu objetivo é demonstrar a minha visão do Ifá, dentro das limitações do meu conhecimento e da minha percepção. Quero com isso ajudar os iniciantes a ter alguma referência, compartilhando aqui o que pode ser explicado de forma pública. De nenhuma maneira quero conflitar ou questionar quem quer que seja. Somente quero colaborar para o esclarecimento e crescimento dessa filosofia, que tanto pode ajudar no desenvolvimento de pessoas melhores e colaborar para a melhoria do mundo de forma geral.

Deixo aqui desde já meu respeito por todos aqueles que ensinam Ifá e que tentam num esforço profundo, fixar em solo Brasileiro os ensinamentos transcendentais dos nossos ancestrais, a quem tanto somos gratos, por essa bela herança que hoje temos a nossa disposição.

Nasci em família Espirita, por isso, desde de muito cedo tive contato com a espiritualidade, contudo eu não encontrava neste caminho todo o suporte que eu precisava. Em 1995 conheci a Umbanda e com o devido preparo formei o meu Templo de Umbanda, na cidade de Barra Bonita, interior de São Paulo. No ano de 2004 tive meu primeiro contato com Ifá e consegui realizar a minha iniciação em 2007 com os Babalawo Salawu Adisa Arogundale Ifakunle e Babalawo Ogunjimi Ifaronmu Aderonmu. Comecei então a estudar ate chegar no momento adequado para fazer a iniciação sacerdotal, que ocorreu no ano de 2013. 

Àse. Bàbáláwo Ifádámiláre Agbole Obemo.