Quem somos

Durante muitos anos eu busquei encontrar um caminho que me proporcionasse paz de espírito e respondesse perguntas do meu interior que eu mesmo não conseguia entender. Busquei por várias religiões e filosofias diferentes, até que tive contato com o culto Afro-Brasileiro, mais especificamente com a Umbanda. Esta religião permitiu que eu tivesse conhecimento da cultura Africana e logo tive meu primeiro contato com Ifá. Parecia que eu tinha encontrado a fonte das respostas. Contudo minha busca estava apenas começando. Com a ansiedade de desbravar essa fonte, eu me lancei numa jornada, a procura de um mestre que me guiasse e abrisse as portas do Ifá para mim. Felizmente e infelizmente, durante este processo, acabei esbarrando na dificuldade de obter informações confiáveis e por muito tempo me senti perdido dentro dessa filosofia.

Minha intenção com este Portal não é demonstrar toda a sabedoria de Ifá, mesmo porque, tal façanha é impossível para nós. Não quero criticar, nem diminuir a forma de culto de ninguém. Visto que não existe uma única forma de praticar Ifá e também não há uma única forma de interpreta-lo. Meu objetivo é demonstrar a minha visão do Ifá, dentro das limitações do meu conhecimento e da minha percepção. Quero com isso ajudar os iniciantes a ter alguma referência, compartilhando aqui o que pode ser explicado de forma pública. De nenhuma maneira quero conflitar ou questionar quem quer que seja. Somente quero colaborar para o esclarecimento e crescimento dessa filosofia, que tanto pode ajudar no desenvolvimento de pessoas melhores e colaborar para a melhoria do mundo de forma geral.

Deixo aqui desde já meu respeito por todos aqueles que ensinam Ifá e que tentam num esforço profundo, fixar em solo Brasileiro os ensinamentos transcendentais dos nossos ancestrais, a quem tanto somos gratos, por essa bela herança que hoje temos a nossa disposição.

Nasci em família Espirita, por isso, desde de muito cedo tive contato com a espiritualidade, contudo eu não encontrava neste caminho todo o suporte que eu precisava. Em 1995 conheci a Umbanda e com o devido preparo formei o meu Templo de Umbanda, na cidade de Barra Bonita, interior de São Paulo. No ano de 2004 tive meu primeiro contato com Ifá e consegui realizar a minha iniciação em 2007 com os Babalawo Salawu Adisa Arogundale Ifakunle e Babalawo Ogunjimi Ifaronmu Aderonmu. Comecei então a estudar ate chegar no momento adequado para fazer a iniciação sacerdotal, que ocorreu no ano de 2013. 

Àse. Bàbáláwo Ifádámiláre Agbole Obemo.

O que é Ifá

Ifá é o nome dado a um sistema religioso de origem Africana (Yorùbá) que se desenvolveu a partir da cidade de Ilè Ifè na Nigéria, cidade considerada sagrada pelo povo Yorùbá.

A palavra Ifá quer dizer sabedoria da natureza, que é aplicada sobre a vida cotidiana de uma comunidade ou no âmbito pessoal. Em outras palavras Ifá está baseado na observação dos fenômenos naturais e na utilização deste conhecimento para colaborar com o crescimento humano. Sendo assim para Ifá todo o planeta é considerado sagrado. Esse sistema religioso combina ensinamentos registrados em texto sagrado, procedimentos rituais, herbaterapia e mudança comportamental, com objetivo de conduzir o homem a desenvolver “bom caráter” facilitando assim o crescimento espiritual.

A palavra Ifá também está associada ao sistema oracular, veja O Oráculo de Ifá neste portal.

Àse. Bàbáláwo Ifádámiláre Agbole Obemo.

O óraculo de Ifá

Como sabemos os oráculos estão presentes na história da humanidade desde os tempos mais remotos. Atualmente existem diversos métodos em atividade nas mais diferentes culturas, alguns de domínio livre e outros que estão relacionados com sistemas religiosos.

Ifá é um método de indagar a Espiritualidade a fim de obter orientação sobre os mais diferentes assuntos da vida cotidiana de um individuo, comunidade ou até mesmo relacionado a um local especifico como uma empresa, cidade, etc.

A origem do oráculo é incerta, existem diversos relatos de regiões diferentes da África sobre modelos semelhantes ao Ifá com nomes diferentes, por isso, concluímos que esse modelo de consulta teve contato com diversas civilizações em diferentes momentos da historia Africana.

Ifá está baseado num conjunto rico de relatos históricos conhecidos como Itan ou Ese Odù, que contam passagens de personagens míticos a fim de explicar um problema especifico e então sugerir uma solução baseada no desenrolar dos relatos.

Os Ese Odù são a escritura sagrada do povo Yorùbá, aonde está registrado todo o conhecimento de observação da atividade das forças da natureza e também todo o ensinamento necessário para lidar com essa interação.

Existem uma quantidade significa de Ese Odù e eles possuem variações de Família para Família de Ifá. Ou seja, o corpo literário não é fixo e ele deve evoluir com o tempo, se adaptando as novas realidades.

Este corpo literário está dividido e organizado em 256 OdùOdù é um padrão de energia que surgiu durante a criação do Universo, eles possuem características especificas, que podem ser utilizadas para entender o comportamento temporário de ações e realizações na vida de um individuo em particular. Contudo estes padrões de energia não são estáticos e continuaram e continuam a evoluir, à medida que o Universo mantêm a criação em funcionamento.

Cada um dos Odù é identificado por um nome e por um símbolo gráfico que é composto de 4 pares de traços, que podem ser simples ou duplos. Dentro dos 256 Odù´s, existem um grupo especial chamado de Odù Àgbà , ou Odù Meji (duplos). São os 16 Odù Meji que deram origem aos outros 240 Omo Odù (Odù derivados ou filhos).

O processo de interpolar a Oráculo é conhecido como Dáfá (lançar Ifá). Que consiste em procedimentos rituais que fazem o Sacerdote de Ifá, chamado de Babaláwo entrar em contato com a Divindade Elà (Espírito da Pureza) e receba então as orientações do espírito do Destino (Òrunmìlà) que supervisiona todo o processo de consulta.

Durante esse processo o Sacerdote obtêm uma das 256 figuras Ifá que representam os Odù e então passa a interpretar as Histórias que estão com ele relacionadas: os Ese Odù, mediante essa interpretação e com as demais orientações do Oráculo é possível definir procedimentos rituais e comportamentais que serão aplicados na vida do consulente a fim de resolver o problema ao qual foi sugerido a Divindade.

Este processo torna o Oráculo de Ifá muito completo e eficiente, visto que além de encontrar o problema ele também sugere uma solução para o mesmo, assim proporcionando melhora de vida para quem o busca.

Àse. Bàbáláwo Ifádámiláre Agbole Obemo.

 

Dedicatória

Créditos e dedicatória

O conteúdo disponibilizado neste site é fruto de pesquisa em trabalhos de diversos autores, conforme relação abaixo, de experiência e interpretação pessoal da Escritura Ifá.

Eu dedico este site a minha família carnal e espiritual.

A todos aqueles que ensinam e praticam Ifá.

A minha ancestralidade; Aos meus iniciadores; Aos amigos e sacerdotes que com muito carinho colaboram para meu desenvolvimento na longa caminhada para interpretar o Universo.

A dúpé o (obrigado)

Àse. Bàbáláwo Ifádámiláre Agbole Obemo.

 

REFERÊNCIAS:
IBA´SE – BABALAWO FALOKUN
SIXTEEN COWRIES, YORÙBÁ DIVINATION FROM AFRICA TO THE NEW WORLD DE WILLIAM BASCOM
IFÁ DIVINATION POETRY DE WANDE ABIMBOLA

 

Divindade

As religiões de modo geral, tentam definir a origem do universo, delegando a responsabilidade da criação para uma força espiritual que recebe diferentes nomes de acordo com a cultura. 

Ifá nos ensina que o universo tal como conhecemos hoje foi criado a partir de um único ponto central. Em um dado momento houve uma explosão que distribuiu então a matéria pelo universo, dando origem a tudo que existe. Esse evento é conhecido pela ciência como “big-bang”, a grande explosão.

Ao contrário do que muitos acreditam, esse evento foi orquestrado por uma força espiritual consciente e não foi obra do mero acaso.

Ifá nos ensina que Olódùmarè é nome dado a Divindade.

Olódùmarè é fonte de tudo que existe. É muito difícil fazer uma descrição simplificada da grandeza da Divindade, pois isso seria limitar seu poder. A mente humana não é capaz de compreender o conceito por completo, visto que Ele é muito complexo.

Olódùmarè por sua vez pode ser acessado pela consciência humana através de suas múltiplas formas, conhecidas como Òrìsà. Eles são na verdade aspectos de Olódùmarè que a mente humana pode entender e captar. Contudo os Òrìsà possuem consciência própria. (consulte: Quem são os Òrìsà).

Os Òrìsà atuam e influenciam a vida na Terra como forças da natureza e são visíveis a nós em suas manifestações físicas, como a terra, o ar, o fogo e água. Eles recebem diversos nomes a fim de caracterizar suas funções especificas e também atuam diretamente sobre nossas vidas particulares como “Guias” na nossa jornada espiritual.

Àse. Bàbáláwo Ifádámiláre Agbole Obemo.

 

Mais artigos...

  1. Quem somos